4 regras de ouro para escrever uma carta de apresentação

11/08/2013 21:38

Por Fabíola Lago, do portal vagas .com

Carta de apresentação bem feita pode fazer a diferença na hora de chamar a atenção do recrutador. Confira 4 dicas fundamentais.

As cartas de apresentação não são mais um passo fundamental da conquista da oportunidade profissional já que muitas empresas deixaram de exigir o documento.

Mas, se bem feita, ela pode sim pesar na decisão do recrutador de se interessar pelo seu currículo. Por isso, confira as dicas de Fabíola Lago, do portal Vagas.com, para elaborar uma carta de apresentação que cumpra bem o seu papel que é o de chamar a atenção e fisgar o entrevistador:

1. Coloque os pré-requisitos atendidos

Leia os pré-requisitos da vaga e verifique quais aspectos da sua experiência estão relacionados ao que está sendo pedido.

Não importa se você desempenhou uma das funções há algum tempo. O importante é que você coloque as competências solicitadas em sua apresentação, que depois serão comprovadas no seu currículo.

De forma objetiva, reúna os requisitos que você tem no início da carta. Assim você vai captar a atenção do recrutador rapidamente.

2. Mostre que você conhece a empresa

Depois de mostrar que você tem a experiência e competências exigidas para o cargo, indique seu interesse na empresa, com dados e informações sobre o segmento no qual ela está inserida. "Mostre que conhece seu posicionamento no mercado e está motivado para conseguir o emprego", sugere Fabíola Lago.

Indicar os principais pontos em que você se considera apto para contribuir e agregar valor é a melhor maneira de dizer ao recrutador que está interessado na vaga.

3. Não escreva mais do que 4 parágrafos

A carta de apresentação não é um currículo em prosa. Selecione bem o conteúdo a ser destacado. Uma carta muito longa, com mais de 4 parágrafos, pode ter o efeito contrário e desestimular quem lê de buscar mais informações sobre você. Entenda o documento como uma prévia do que tem no currículo.

4. Não deixe nenhum erro de português escapar

Uma carta de apresentação bem escrita é a sua primeira oportunidade de demonstrar que tem habilidade de comunicação, uma qualidade essencial para qualquer profissional hoje em dia.

O pior erro que você pode cometer nesse momento é tropeçar no português. Um simples erro de digitação pode comprometer todo o resultado.

Portanto certifique-se de que o conteúdo está dentro do padrão da língua portuguesa. Peça para alguém reler a carta antes de enviar.

Fonte: Exame