Carta de um Engenheiro a seu filho que estava graduando em Engenharia

27/12/2014 22:36

Publicado por Engenharia é em 30 de julho de 2014

“Este período da sua vida é comumente chamado de vida de estudante. Isto é, de algumas maneiras, uma terminologia errada. Na realidade, seus dias de estudante estão apenas começando.

Você está agora prestes a se tornar um estudante da vida real, e um engenheiro bem sucedido continua a ser um estudante para sempre. Nos seus dias de faculdade, seus problemas foram dimensionados para o perfil de aluno; eles eram propostos para dar certo, e as respostas frequentemente eram encontradas ao final do livro texto.

Os problemas reais que lhe serão propostos agora nunca foram resolvidos antes; as respostas são desconhecidas. Você deverá se dimensionar para estes problemas. Alguns deles talvez você não consiga resolver, mas nunca admita isto até que você tenha esgotado todo e qualquer modo de solução.

Nos diversos laboratórios da faculdade você testou diversas amostras, corpos de provas, tanto do ponto de vista químico, físico ou de engenharia. Você agora irá testar espécimes de tamanho real e em troca, você irá se testar. De forma especial, não menospreze este ponto. Você será submetido ao teste da acidez, o teste da resistência e do teste da fratura. Preste atenção para que você possa suportar eles todos.”

Fonte: Revista Power, Dec. 15, 1925.