Drones “Invisíveis” do tamanho de insetos podem ser usados em breve pelo Exército dos EUA

22/07/2014 21:08

Foi-se o tempo em que a ficção científica mostrava pequenos insetos mecânicos voando por um lado e por  outro filmando tudo. O que estamos falando é que isso não é mais cena de ficção.

Pesando apenas 16 gramas e medindo 10×2,5cm,  o PD-100 Black Hornet Personal Reconnaissance System (Sistema de Reconhecimento Pessoal Vespa Negra), desenvolvido pela empresa norueguesa Prox Dynamics AS, se parece com um pequeno helicóptero de brinquedo. Mas não se deixe enganar, ele é na verdade um pequeno dispositivo militar diferente de qualquer coisa existente no campo de batalha hoje em dia.


Desde o ano passado, os soldados de infantaria britânicas no Afeganistão têm utilizado os Black Hornets em várias missões, desde procurar rotas para possíveis emboscadas até verificar nas lajes de prédios próximos. Os drones foram projetados para unidades militares que precisem de uma câmera tática rápida e fácil de controlar.

O PD-100 voa de forma silenciosa e invisível a até 30 metros de altura com uma autonomia total de 20-25 minutos antes da próxima recarga. Ele possui navegação por GPS para chegar ao seu alvo e uma vez lá começa a enviar vídeos e imagens estáticas de volta para o operador. Possui uma função de piloto automático com modos autônomos ou dirigida, bem como a capacidade de passar e olhar, além de executar padrões de busca automática ou viajar rotas pré-programadas.

A Black Hornet só não pode ser utilizada à noite, uma vez que não está equipada com câmera infravermelha, já que o menor sensor de infravermelho disponível no mercado pesa quase duas vezes mais que o helicóptero pesa.

Os EUA planejam comprar dois Black Hornet enquanto que a Inglaterra já tem mais de 324 em operação.

Fonte: Livesize e TechNewsBR