• Sérgio Faria

Conheça a pequena turbina eólica portátil, utilizada para recarga de dispositivos móveis


Um fator limitante para dispositivos móveis é a capacidade das baterias, e enquanto ainda não há quaisquer melhorias na tecnologia das baterias que permita passar dias entre cargas , carregadores solares móveis e sistemas de backup de bateria parecem ser a única solução.

As turbinas de vento são uma solução viável de energia limpa, mas a maioria das inovações em energia eólica tendem a ser em grande escala, não são exatamente portáteis, e não são dedicados para carregamento de dispositivos móveis. Mas uma próxima invenção pode permitir-nos aproveitar o poder do vento, com uma micro turbina , na recarga de nossos smartphones e tablets e outros dispositivos USB.

Embora a eficácia de turbinas eólicas de pequeno porte , especialmente as turbinas eólicas de eixo vertical (VAWT), sejam muitas vezes debatidas , e os projetos descartados por não terem valor de custo agregado para escala produtiva, isso não impediu as pessoas de tentarem melhorá-las ou aplicá-las para usos específicos. Este mais recente projeto de VAWT tem um campo de aplicação específico, na medida em que tem como objetivo o mercado pessoal e portátil, como os dispositivos móveis.

A turbina eólica Trinity(referido como um "Wind Turbine Power Station Portable", devido à sua bateria de bordo) é projetada para ser portátil mas o suficiente poderosa para fornecer eletricidade limpa, como prenúncio de fonte de energia eólica pessoal.

Projetada e construída pela Skajaquoda , um grupo de pesquisa com sede em Minnesota, a Trinity possui três pernas de alumínio que deslizam para dentro do corpo da turbina para o armazenamento e portabilidade, e, em seguida, expande-se para tornar-se um tripé para a implantação da turbina. O dispositivo tem três pás eólicas (um projeto Savonius) que podem ser dobradas para dentro do corpo, e se abrem quando instaladas, girando um gerador de 15W capaz de carregar uma bateria de 15.000 mAh, quando em movimento pela ação do vento.

A Trinity, é feita de plástico e alumínio pesando cerca de 1,8 kg, e medindo 58 cm de altura quando em funcionamento ou dobrada com 30cm, para transporte. De acordo com seus inventores, Einar Agustsson e Agust Agustsson, um protótipo totalmente funcional desta turbina eólica micro foi construído, mas a fim de colocá-lo em produção, eles se voltaram para Kickstarter para arrecadar os US $ 50.000 para terminar o protótipo final e começar o processo de fabricação.

Defensores no nível $ 249 receberá o primeiro dos dispositivos da Trinity, e apoiadores no nível $ 399 receberá uma versão de edição limitada, disponível em sua escolha de uma das cinco cores. A empresa estima que a primeira dessas micro turbinas eólicas será enviado para apoiadores em janeiro de 2015, com a produção em grande escala a partir de fevereiro de 2015.

A empresa estima que as primeiras micro turbinas eólicas sejam fabricadas até janeiro de 2015, com a produção em grande escala a partir de fevereiro de 2015, com um preço que poderá variar entre R$ 550,00 e R$ 900,00.


Fonte: Treehugger

Copyright © 2013©Quintal da Engenharia. Todos os direitos reservados.

phone: +55 - 11- 97459-6608

e-mail: sfaria.eng@gmail.com

  • LinkedIn
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter