• Sérgio Faria

Heineken troca garrafas de vidro por desconto em produtos


Fonte: Ciclovivo.com.br


A ação Volte Sempre, do Grupo Heineken no Brasil, focada em conscientizar o público sobre a importância da reciclagem do vidro entra em nova fase. Dessa vez, a iniciativa dará descontos em produtos da cervejaria.

Suas máquinas que trituram garrafas de vidro estão sendo instaladas em unidades da rede de supermercados Super Nosso, em condomínios residenciais e bares nas cidades mineiras de Belo Horizonte e Nova Lima.


Para aprimorar a ação, o Grupo liderou, em conjunto com o Hub Incríveis – rede de inovação criativa para a cocriação de soluções que visam reduzir o impacto negativo das embalagens no meio ambiente – um sprint de inovação com a startup 4R Glass, principal parceira da ação e proprietária das máquinas de triturar.

O modelo de negócio da startup também foi reestruturado, e ela passou a ser uma empresa focada em ideias inovadoras, que possam gerar impactos para ressignificar a relação dos consumidores com a reciclagem. Em números, estima-se que para cada tonelada de vidro reciclado há uma economia 480KhW de energia e 1,2 toneladas de matéria-prima, além da redução de emissão de 0,50 toneladas de CO² na produção de novas embalagens. Também gera-se R$ 90 para cooperativas de reciclagem e para cada 50 Kg de vidro reciclado reduz-se a ocupação de 1m³ de espaço no aterro.

Nesta edição, as empresas irão monitorar o índice de recuperação de vidro nos locais em que as máquinas serão instaladas, e a ação passa a olhar mais cuidadosamente para o território de atuação, isto é, o Volte Sempre deixa de ser uma iniciativa de ponto de entrega voluntária para o consumidor, e passa a contar com toda uma estratégia e monitoramento das informações locais, como o número de pessoas por bairro e dados de reciclagem da região.

A partir disso, poderão definir, em alguns casos, um período determinado para a permanência das máquinas nos diferentes pontos selecionados, acompanhando a adesão da população quanto à destinação adequada de embalagens com alto potencial de circularidade, como o vidro.

Em 2019, o Volte Sempre engajou os moradores de São Paulo a triturar cerca de 31 mil embalagens de vidro nas máquinas da 4R Glass, disponibilizadas em unidades de supermercados da capital paulista, com o esquema de cashback (sistema que devolve aos consumidores, em dinheiro, parte do valor das compras).

Moeda digital

No novo formato, as empresas envolvidas criaram uma moeda digital: a Caco, que equivale a R$ 0,10 e poderá ser convertida em descontos nos produtos da Heineken nos estabelecimentos participantes de Minas Gerais.

Para completar o ciclo da embalagem, o vidro recolhido das máquinas será adquirido pela companhia Owens Illinois, fabricante de embalagens de vidro, e, posteriormente, transformado em novas embalagens do portfólio da companhia, fechando a circularidade do material.

“Ampliamos a estrutura por trás da iniciativa e nos unimos aos principais elos da cadeia, como bares, redes de supermercados e fabricantes de embalagens, para, então, impulsionar um ciclo tão desafiador do ponto de vista de reciclagem, como é o do vidro”, explica Ornella Guzzo Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

Para acessar as moedas virtuais Caco recuperadas, os usuários contam com o aplicativo Ponto Caco que permite ao cliente o acesso a benefícios e descontos exclusivos, acompanhar seu histórico de compras e, a partir de janeiro de 2021, será possível até mesmo compartilhar os pontos com amigos. O aplicativo está disponível para download para as versões Apple e Android, e pode ser baixado neste site.

“Fazer parte desse projeto é uma excelente oportunidade de reforçar ao consumidor a importância da destinação correta para reciclagem de seus resíduos. No caso do vidro, 100% reciclável, quando todos os elos da cadeia atuam juntos novas embalagens serão produzidas aproveitando integralmente o material e permitindo que o ciclo recomece”, comenta Daniel Jekl, Gerente de Marketing da Owens Illinois no Brasil.

Ao todo, serão 8 meses de programa nas cidades mineiras. Todas as máquinas contam com estação de álcool em gel disponível para o público e são higienizadas com frequência. Além disso, os funcionários dos locais participantes da ação passaram por um treinamento para evitar filas, aglomerações e a proximidade de menos de dois metros de distância entre os usuários.

“A ressignificação do negócio da 4R Glass durante o período do Sprint, nos trouxe uma visão muito mais ampla dos problemas ambientais relacionados ao descarte de embalagens de vidro. Através das ações realizadas durante o período do programa passamos ressignificar a relação das pessoas com a sustentabilidade e o meio ambiente e ter a Heineken e a Owens Illinois como parceiras, foi peça fundamental para mais uma vez conseguirmos estruturar o projeto em outros estados” explica Daniel Nascimento, CEO da 4R Glass.

Para saber mais sobre o programa Volte Sempre acesse aqui.

Copyright © 2013©Quintal da Engenharia. Todos os direitos reservados.

phone: +55 - 11- 97459-6608

e-mail: sfaria.eng@gmail.com

  • LinkedIn
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter