top of page
  • Foto do escritorSérgio Faria

Lições positivas que um armamento, a AK-47, pode trazer a Engenheiros e Projetistas


Mikhail Kalashnikov, o inventor principal do AK-47, morreu em 23 de dezembro de 2013, aos 94 anos na Rússia. Sua invenção é a arma mais popular de todos os tempos, o projeto foi reutilizado e modificado muitas vezes, para fazer mais de 100 milhões de armas (uma estimativa, já que ninguém sabe ao certo quantos são). No entanto qualquer projetista pode aprender com a história incomum do sucesso dessa arma.

Simplicidade pode ganhar - O AK-47 não é a melhor em todos os rifles de tarefas particulares, há rifles com maior precisão e mais leves. No entanto seu projeto de produção simples, barato e confiável, tem impulsionado sua popularidade.

Concentre-se nas frustrações comuns . O icônico design metálico do AK-47 reduz congestionamentos e trás maior confiabilidade e precisão (No seu caso, o peso a torna mais difícil de danificar). É uma estética estranha mas faz um bom exemplo do ditado de Sullivan: forma segue a função . Muitos ajustes de design motivados pela AK , reduziram frustrações comuns encontradas em outras armas e consequentemente reduziram a necessidade de treinamento para utilizar, reparar e construir outra arma.

Pequenos mercados podem provocar projetos que fazem bem em grandes mercados. A história da OXO Good Grips é que eles estavam tentando projetar ferramentas de cozinha para pessoas com artrite e outros problemas de coordenação. Mais tarde eles descobriram que os seus desenhos eram valiosos para todos. O AK-47 não foi projetado com um plano para o uso global. Ele foi projetado após a Segunda Guerra Mundial como um rifle de serviços básicos para a União Soviética, porque era barato de fazer e copiar o projeto. Porém o rifle foi adotado por muitos outros países, e modificadas para dezenas de finalidades diferentes. A União Soviética usou o AK-47 como a sua edição padrão para armar aliados, o que ajuda a explicar a longa história de sucesso do rifle.

Assuntos dominantes de projeto. Para muitos exércitos mal financiados a AK-47 tornou-se o Design dominante. Mesmo quando melhores rifles são introduzidos os custos de mudança de aprender a usar, a reparação e construção podem parecer proibitivo, uma vez que requer a perda de algumas das principais vantagens do AK-47. Muito parecido com o teclado QWERTY ou Unidades inglesa, uma vez que alguns projetos adotados são difíceis de substituir, mesmo quando existem alternativas melhores como os custos psicológicos e econômicos para mudar, ainda sim superam a melhoria percebida.

bottom of page