• Sérgio Faria

Pneus geradores de Eletricidade


Por Kyle Maxey


Pneus e carros têm uma relação importante desde que o primeiro automóvel caiu em uma estrada empoeirada e desordenada. Mas e se os pneus pudessem desempenhar um papel mais integrado no design do veículo?

Em uma estreia que pegou muitos de surpresa, a Goodyear revelou um novo conceito de pneu no Salão Automóvel de Genebra de 2015. Chamado de BH03, o conceito futurista de pneu imagina como as rodas de um automóvel poderiam gerar eletricidade que alimentaria um carro.

De acordo com os engenheiros da Goodyear, o BH03 aproveitaria o calor criado por vibrações, atrito da estrada e do sol para gerar energia. Para realizar essas propriedades espetaculares, o BH03 teria um envoltório de material piezoelétrico termo-reativo sob seu invólucro externo. Conforme o calor penetra a primeira camada do pneu, o material termo-reativo abaixo começa a produzir eletricidade.

Quanto?

Isso ainda é desconhecido.

Embora não haja um calendário para quando o BH03 vai cair na estrada, se algum dia chegar, é fácil imaginar como esse projeto de pneu pode ser útil para carros elétricos e híbridos. Com a fobia de alcance impedindo uma maior adoção de designs de carros com baixo consumo de combustível, uma frota de pneus BH03 poderia ser uma maneira de levar ainda mais os alcances de EV. Embora eu me pergunte qual é o número mágico para tornar o alcance um problema - 500, 800, 1000 milhas?